Resenha Oskar Lange
Resenha da obra “Ensaios Sobre a Planificação Econômica” de Oskar Lange.
1. RESUMO
Nascido em Tomazów Mazowiecki, na Polônia, em 1904, Oskar Ryszard Lange é filho de um rico industrial, mesmo assim Lange se identificou com o socialismo desde sua adolescência. Empenhou-se em incorporar à Economia Política marxista técnicas de pesquisa e quantificação e em dar à planificação socialista um fundamento matemático científico. Estudou direito, economia e história social na Universidade de Cracóvia e foi um dos fundadores da econometria. Faleceu em 1965.
No primeiro capítulo da obra “Ensaios Sobre a Planificação Econômica”, Lange aborda a origem da preocupação com o desenvolvimento econômico e também revela os modelos de desenvolvimento existentes.
Antes, o pensamento econômico era mais voltado ao problema do equilíbrio econômico, principalmente nos principais países capitalistas. Isso ocorria porque naqueles países o desenvolvimento já ocorria espontaneamente, mas após o fim da Segunda Guerra
Mundial o problema do desenvolvimento econômico ganhou destaque.
Dois acontecimentos tiveram efeito de conscientizar os economistas das questões do desenvolvimento. O primeiro foi o desenvolvimento dos países socialistas, outro fator foram os movimentos revolucionários nacionalistas nos países que antes eram colônias, semicolônias ou dependentes de alguma outra forma das principais potências capitalistas.
Levando, às que foram vitoriosas, ao estabelecimento de novos Estados independentes ou à emancipação, da dominação política e econômica estrangeira, de Estados dependentes existentes.
Para Lange, os três modelos históricos de desenvolvimento econômico são:
O capitalista: adotado pelos países da Europa ocidental e pelos EUA;
O socialista: originado na União Soviética e estendido para países da Europa oriental e central, para a China e outros países asiáticos;
O nacionalista-revolucionário: está se estabelecendo em países que vão se emancipando da dependência colonial ou