Resenha: Os Dispositivos de ensino, de Joaquim Dolz
Resenha do texto: Os dispositivos de ensino, de Joaquim Dolz.
Dolz, Joaquim. Os dispositivos de ensino. In: Produçao escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas – Sp: Mercado de Letras, 2010.
Joaquim Dolz é professor de ensino de línguas e formação de professores na Universidade de Genebra. Realizador de pesquisas sobre o desenvolvimento da linguagem e de ensino e aprendizagem desde 1980. Entre suas pesquisas esta em destaque o ensino da fala e da escrita, gêneros de texto, programas de ensino, as dificuldades e analise da atividade de ensino aprendizagem. Dolz é membro dos grupos de pesquisa GRAFE FORENDIF
No texto Os dispositivos de ensino, de Joaquim Dolz (2010 ) traz um estudo, no qual vem a teorizar como e porquê os aprendizes cometem erros na hora da escrita e, ou tem dificuldades na mesma.
No capitulo que estamos estudando, Dolz nos explica que tem como objetivo mostrar se o erro na construção textual do aluno é sistemática, ou se existe contradições entre duas produções do mesmo. O pesquisador transcreve diversas formas para que o professor consiga conhecer as capacidades, e as deficiências de seus aprendizes para melhor ensina-los. Com isso, o autor explica que para o professor obter maior satisfação e resultado em suas aulas é necessário a “volta ao texto” (Dolz, 2010, p.62), no qual o autor cita diversas formas de volta ao texto, como em discuções em grupo sobre o texto que foi escrito, mas também individualmente, contudo sempre voltando aos rascunhos, pois como Roland Barthes dizia “Escrever é reescrever”.
Joaquim Dolz também nos mostra diversas atividades escolares que ajudam o aluno com os obstáculos que encontram no caminhar de sua atividade escrita: como textos lacunares, questões de múltipla escolha, estabelecimento de relações, quebra cabeça, matrizes textuais e reescritas. Mas também, Dolz aponta que essas atividades devem ser escolhidas perante o nível da classe, e alternar essas atividades com outras que são centradas a