Resenha os 10 pecados Capitais do PE
Os 10 pecados capitais do Planejamento Estratégico 02
As estratégias (invisíveis) para o sucesso 03
Um novo cenário competitivo 04
Os 10 pecados capitais do Planejamento Estratégico
O Planejamento Estratégico que era feito há 10 anos, não pode ser o mesmo utilizado atualmente. Tudo isso é devido as mudanças constantes no cenário econômico. Na elaboração de um planejamento, existem os pecados da realização.
Os 5 pecados da comissão:
I. Agenda lotada é sinônimo de frustação dos envolvidos no planejamento. Melhor saída é antes da reunião, faça uma pauta do que é prioritário e que precisa ser resolvido imediatamente e ele a discussão.
II. Planejamento com foco nos problemas pode causar pânico com o volume de trabalho a frente. Inicie a reunião falando do futuro que deseja alcançar remete ao encontro favorável.
III. Planejamento apenas voltado a organização pode ocasionar o engessamento. Mostre tendências de mercado e tecnologias. A partir daí pode surgir ideias inovadoras.
IV. A maioria dos gestores deixam de fora pessoas que não consideram influentes ao assunto abordado. Ao fazer isso corre o risco de algumas informações importantes estarem ausentes. Envolver todas as áreas pode ajudar no planejamento e disseminar os planos com entusiasmo.
V. Nada é seguro no mundo atual. É valido apresentar diversas situações que podem ocorrer na organização, e desenvolva ações que garantem que o planejamento atenda a diversas situações.
Os 5 pecados da omissão:
I. Reunir a equipe em local externo sem as informações necessárias pode levar o planejamento em risco. Confira que colheu todas as informações e planejar antes é fundamental. As chances de dar certo na elaboração serão maiores.
II. Espalhar estratégia sem definição de metas não demosntra em como a estratégia se reflete no trabalho diário.
III. A reunião entre gerentes pode ser mais eficaz quando apresentam tendências que precisam ser