Resenha - Obesidade Infantil
A Obesidade Infantil é uma doença que cada dia mais vem sendo identificado em crianças e jovens. Percebemos isso na realidade do município já que são encontrados vários casos.
O consumo desenfreado de alimentos deficientes e ricos em gorduras são cada vez mais consumidos. Isso faz com que as crianças fiquem cada vez mais sedentárias e causa problemas como o colesterol alto e triglicerídeos. Existem também outros fatores, como questões psicológicas e fatores genéticos, que agravam o problema.
Os hábitos alimentares dos pais influenciam de forma direta. As crianças aprendem com elas e fazem o mesmo. Se os pais tem alimentação ruim, a criança também irá ter. Outro fato é que a mídia influencia as crianças a comprarem produtos pela embalagem, cor ou personagem. Isso faz com que elas não se importem com o valor nutricional, apenas por fatores externos e propaganda.
Através da entrevista podemos perceber que existem vários casos. Segundo a nutricionista, que atua na Unidade Básica de Saúde, as maiores causas são o fato de que as crianças do interior consomem leite não desnatado e o uso de gordura animal, popular “banha”.
Na nossa opinião devem ser controlados quantidades desses alimento. O consumo exagerado dos mesmos causa sobrepeso e problemas prejudiciais à saúde de crianças e também jovens. Para evitar a Obesidade, as crianças devem ser desde cedo educadas pelos pais sobre ter uma boa alimentação. Na escola também é essencial ter um bom cardápio desenvolvido por Nutricionistas e controlar quantidades.
Dados Adicionais:
ENTREVISTA DO DOUTOR DRÁUZIO VARELLA À NUTRICIONISTA SANDRA VILLARES
Disponível em: www.drauziovarella.com.br/crianca-2/obesidade-infantil/
Ver os netos gordinhos era a alegria das avós do passado. Criança rechonchuda era sinônimo de criança saudável. De certa forma, havia lógica nesse conceito. Numa época em que não existiam antibióticos, crianças mais nutridas resistiam melhor aos processos infecciosos