Resenha Nova classe média
A NOVA CLASSE MÉDIA
.
A nova classe média é resultado das políticas de governo implementadas a partir do século XXI. A ascensão e o fortalecimento de setores ligados à classe trabalhadora, ajuda essas políticas de saúde, educação, assistência e previdência, a se consolidarem, pois transforma a sociedade brasileira. Porém, a melhora da distribuição de renda do trabalho e de seu aumento na participação da riqueza gerada é, ainda, concentrada ainda nos mais ricos.
O Brasil passa por uma transformação considerável, pois o aumento do poder de compra, assim como o aumento do acesso a serviços e produtos, ao ensino superior, e outros aspectos, estão crescendo. Na última década, mais de 39 milhões de pessoas entraram na classe média, ou seja, com essa ascensão, o Brasil tem mais da metade da população inserida agora nessa classe. A população brasileira tem passado por um processo de amadurecimento. O governo terá que se adaptar a essa “suposta” nova classe média. Por outro lado, infelizmente o País ainda não perdeu uma de suas contradições e desigualdades. Ainda existem mais de 16 milhões de brasileiros que ainda estão na miséria, tendo de sobreviver com uma renda per capita mensal de setenta reais. Mesmo com todos os programas e políticas sociais existentes, ainda não se alcançou o esperado.
Após os protestos de junho de 2013, uma nova agenda de lutas é demandada e existe a emergência de novos setores sociais no país. Esses setores seriam resultado, do sucesso das políticas econômicas e sociais implementadas na última década. E desempenhariam um papel essencial no processo eleitoral deste ano, oferecendo um desafio a ser desvendado pelos projetos políticos em disputa. A suposta emergência de uma nova classe média no Brasil acontece a partir, principalmente, do sucesso das políticas de distribuição de renda implementadas no Brasil desde o governo Lula. a evolução e as mudanças pelas quais passou a classe assalariada brasileira. Essas mudanças, apontam