Resenha Nome da Rosa
Resenha
Filme: O Nome da Rosa
Centro Universitário Claretiano Licenciatura em Artes
Atividade Acadêmica
Prof: EDUARDO BUENO FRAGUAS
CAMPINAS
2014
Introdução:
O Nome da Rosa é um filme de 1986 dirigido por Jean-Jacques Annaud baseado no romance homônimo do crítico literário italiano Umberto Eco.
Em Nome da Rosa
Em nome da Rosa passa sua história num mosteiro medieval, como eram feitos as copias de pergaminhos peitas por monges da época, esses monges tinha grande poder de guardar em segredo muitas coisas que estão escritas nos livros a qual a igreja escondia seus fatos, isso mostra tbem o poder da igreja católica naquela época. Várias mortes no mosteiro leva a uma profunda investigação do protagonista, pois acreditavam –se que os assassinatos estavam ligados ao segredo que continha nos livros a qual só os monges tinham acesso. As pinturas, esculturas e arquiteturas e marcadas pela arte romântica na baixa idade média, através dessa arte era transmitido seus valores religiosos expressando o forte sentimento dos artistas envolvidos, como vimos na entrada da capela principal do filme, percebendo-se também o inicio da arte gótica com suas formas dando novas características e anunciando o que seria o Renascimento.
Critica pessoal
O filme está muito ligado a historia da Educação na Idade media e o começo do Renascimento, toda a influencia da Igreja quanto a educação e o que as obras de arte tinha tanta influencia na educação daquela época. Neste filme temos a cena em que a biblioteca está em chamas. O que se pretendia? Acabar com os livros que representavam algum perigo, naquela época, à Igreja (segundo concepção de alguns monges). Porém ao acabar com os livros o