Resenha - NELL
Qual a origem da cultura humana?
João Henrique dos Santos
1º período de Psicologia
INESP – Divinópolis
A grande polêmica ao tentarmos descobrir qual é a origem da cultura dos seres humanos fez surgir algumas idéias sobre a forma como ela é inserida em nossas vidas. Com isso surgiram algumas hipóteses de como a cultura nos vem sendo inserida, essas idéias podem ser chamadas de endoculturação, etnocentrismo, determinismo geográfico e determinismo biológico.
Essas idéias relacionadas com o filme “Nell”, criado por Mark Handley, nos faz pensar nas hipóteses citadas acima.
Nell é uma mulher, filha de uma senhora eremita vítima de derrame, a qual teve suas habilidades, principalmente de fala, comprometidas. Após a morte de sua mãe, ela é encontrada por um cientista que busca ajudá-la, juntamente com uma psicóloga. Após esse fato, já podemos perceber a questão do etnocentrismo, percebida quando a psicóloga tenta impor sobre Nell sua cultura, afirmando que ela não passa de uma selvagem, querendo levá-la para sua realidade cultural no anseio de inserir Nell nela.
Pressionados pela justiça, que insiste em levar Nell para tentar ressocializá-la em uma clínica, o cientista consegue um prazo para mostrar que ela consegue manter-se em meio a mata. Porém encontram algumas dificuldades quanto ao dialeto de Nell.
Podemos perceber que a idéia de sermos influenciados pelo meio social em que vivemos, a qual chamamos de endoculturação se faz real na vida de Nell, uma vez em que ela absorve a forma como a mãe falava, copia atos de higiene pessoal e de cuidados com a casa.
Outra coisa que podemos ver, porém de modo falho, na vida de Nell é o determinismo geográfico, que afirma a grande influência em nossa formação cultural pela nossa região geográfica, visto que ela morava a poucos minutos da parte urbana da cidade,