RESENHA Natureza da Ciencia
POTENCIALIDADES DE UMA ATIVIDADE DE ESCRITA PARA A DISCUSSÃO ACERCA DA NATUREZA DA CIÊNCIA NAS
AULAS DE CIÊNCIAS*
RESENHA
A Natureza da Ciência (NC) traduz-se como uma componente importante da educação em ciência e das ciências na educação. Este artigo, assenta-se num estudo de caso cujo objeto baseia-se no conhecimento que as crianças têm sobre a atividade científica. É proposta uma atividade escrita sobre a forma de trabalhar dos cientistas e com esta, procede-se a uma discussão em grupo com o objetivo de clarificar, confrontar e aprofundar o conhecimento sobre a NC.
Atualmente têm-se dado uma grande ênfase à reforma dos currículos de ciências com o objetivo de melhorar o conhecimento dos alunos sobre a NC, sendo que, e como é referido neste artigo, para ser um cidadão literato, é necessário, não só ter conhecimento sobre a ciência (leis e fatos), mas também compreender, na sua totalidade, qual e como se constrói o conhecimento científico. As abordagens pedagógicas podem ser classificadas como implícitas, onde existe somente uma abordagem quase tradicionalista, e explícitas, onde a metodologia prevê uma meta a atingir, onde os alunos são confrontados a manipular, argumentar e conseguir aplicar esses conhecimentos, quer em assuntos relacionados diretamente com ciência, quer em questões meramente informais.
A atividade proposta neste artigo baseia-se, inicialmente, nos conhecimentos prévios dos alunos sobre as suas conceções acerca da questão inicial, sendo que, segundo o artigo, estas nem sempre são reais, mas sim, baseadas em conhecimentos adquiridos noutros ambientes. Estas conceções servem de mote para uma reflexão argumentativa, fazendo em primeiro lugar, uma distinção entre o ficcionado e o real, onde esta dimensão discursiva, é, de certa forma, um excelente recurso que pretende criar na criança capacidades discursivas e argumentativas, que são um elemento fulcral na construção do conhecimento