Resenha Multiculturalismo
Centro Universitário Salesiano de São Paulo
Disciplina: Didática II
Prof.ª Fabiana Rodrigues de Sousa
25/03/2015
Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso
Este artigo discute as diferentes ideias sobre o termo multiculturalismo e como se trabalhar na prática utilizando uma pedagogia multicultural.
O termo multiculturalismo recentemente passou a ser incorporado as diversas pesquisas, sob a influência principalmente de estudos culturais. Ainda que seja um termo em construção, o que nos interessa é a dimensão que o multiculturalismo vem tomando na educação.
Segundo Canen e Oliveira (2002), o multiculturalismo é um termo que engloba desde visões mais liberais, que tratam da valorização da pluralidade cultural, até visões mais críticas onde o foco é o questionamento, o racismo e preconceitos de uma forma geral, buscando perspectivas transformadoras nos espaços culturais e sociais.
Nessa perspectiva o multiculturalismo são as inter-relações estabelecidas entre diversos processos culturais, permitindo que os “diferentes” sejam vistos e reconhecidos em toda a sua essência. Parte do pressuposto de que existe multiculturas, diversas formas de ver o espaço a sua volta, mas que tem que ser vistos e ouvidos pela sociedade em geral, ou seja, é o aceite de que nós temos diferenças (não só físicas, mas culturais).
Baseando-se nesses conceitos e detectar possíveis caminhos na prática pedagógica multicultural, foi realizado um estudo de caso de cunho etnográfico por uma educadora, em uma escola da rede municipal, durante um trimestre do ano letivo com o projeto de ciências “Coisas de pele” desenvolvido com a turma do sétimo ano, com o objetivo de identificar diferentes culturas, diferentes grupos sociais, resgatar a identidade, identificar preconceitos e libertar-se deles.
Identificar a prática pedagógica multicultural na educação, parece ser o centro para a formação de professores. Educar mestres que estejam preparados para as necessidades de