Resenha mulher diaba no rastro de Lampião
Uma moça com o casamento marcado com o filho de um coronel do sertão, noiva durante 3 anos, essa era Maria filha de Zé Catimbó, largou o filho do coronel para se casar com um vaqueiro.
Sendo assim Cafuné e alguns capangas de Lampião, mandados pelo coronel para que o filho não ficasse mal falado se vingaram matando o pai , o vaqueiro , dois irmãos e todos os convidados do casamento.
Maria filha de Zé Catimbó sai viva da emboscada , nua escapa pelo sertão, e assim indignada querendo vingança faz então um pacto com o diabo , para ter o corpo fechado, e sua caçada começa com seu embornal brilhante onde o diabo está escondido , e ela o faz manifestar em momentos de aflição.
Depois de matar Cafuné capanga de Lampião, a mulher diaba faz um trato com o garoto que estava com o morto ,dizendo a ele que se trouxesse o punhal com o sangue do coronel, o corpo dela se abriria de novo e o garoto teria chance de se vingar e poderia matá-la, mas não sem uma luta segundo ela , prometeu se defender e pediu a ele que cavasse uma cova.
A mulher diaba faz uma tocaia com a volante na casa de Mariano, um dos parceiros de Lampião, com seu olhar ela convenceu esses soldados do lado da lei ficassem a espreita, para que Lampião fosse atraído ao lugar , pois Maria bonita está dentro da casa .
Lampião chega a casa de Mariano, e no momento em que a mulher diaba vai ao encontro de Lampião para matá-lo, ela é traída pelo Diabo , que foge de seu embornal, e com seu corpo aberto é ferida por um tiro , e o Diabo quer sua parte do trato, que é fazer um filho em Maria filha do Zé Catimbó, Lampião surpreende o demônio com tiros e o chama pra brigar, distraído com a briga fica vulnerável aos tiros que Maria dispara , com balas benzidas , o capeta atingido logo se esvai e some consumido pelo fogo.
No desfecho a mulher diaba ganha respeito de um dos capangas de Lampião, por ser muito valente, segue então Maria filha de Zé Catimbó apoiada no capanga