Resenha morais brasileiras
A dupla moral brasileira
Nesse capítulo tratamos a questão da moral (costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade) e a postura do indivíduo perante essa realidade que vem se dando com o passar dos anos e com as diversas mudanças políticas, culturais e religiosas da sociedade contemporânea.
Pudemos dessa forma observar o desencadeamento da moral nas situações a seguir:
Moral geral: que rege a sociedade como um todo, normas que abrangem de maneira global e devem ser acatadas;
Moral setorial: normas que são diretrizes, levando em conta aspectos característicos de tais setores que contemplam seu cotidiano, leis, regras, regulamentos, conjuntos de princípios, valores e comportamento moral que respondem à necessidade social de regular e orientar as relações humanas de um determinado grupo social numa determinada direção.
Moral organizacional: A realidade moral varia historicamente e, com ela, variam as práticas, princípios, valores e regras em vigor em determinado contexto histórico-cultural. Isso porque a vida moral compõe a dinâmica história humana de autocriação, no sentido de definir princípios de conduta, valores de bem e mal, permitido e proibido, recomendável e reprovável – relacionados com os valores individuais –, e regras de comportamento moral, entendido como consciente, responsável, baseado na liberdade de escolha e guiado pela vontade e pela razão. Assim, as pessoas são capazes tanto de interiorizar e legitimar valores, normas e princípios, como de criar novos. Assim ocorre com o indivíduo na organização, e com a organização no ambiente, todos inseridos num processo dinâmico de influência recíproca entre a cultura e os hábitos individuais, de um lado, e de outro os princípios, valores, regras de comportamento morais.
Estudamos que existem diversas formas de burlar as regras se infringi-las de maneira sutil e imperceptível, como por exemplo, atitudes cotidianas que passam despercebidas pela sociedade.
Nas