Resenha Mizukami
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
São Paulo, 05 de setembro de 2014.
Alunos:
Elaine Soares Fernandes Leite
Fernando Rodrigues Fernandes Júnior
São Paulo – SP
MIZUKAMI, M. Ensino: As Abordagens do Processo. São Paulo: EPU, 1986.
ANEXO IV: RESENHA DO LIVRO
Considerando que o processo de ensino e aprendizagem tem sido visto como forma integrada à sociedade-cultura, as suas crenças e valores dominantes em uma determinada época, o livro analisa os referenciais teóricos desse processo em quatro aspectos relevantes:
Escola,
Aluno,
Professor e
Processo de ensino aprendizagem.
As abordagens do processo de análise são:
1. Abordagem tradicional,
2. Abordagem comportamentalista,
3. Abordagem humanista,
4. Abordagem cognitivista e
5. Abordagem sociocultural.
De acordo com Mizukami (1986, p.1), para entendermos o processo educativo, faz-se necessário refletir sobre seus diferentes aspectos: “É um fenômeno humano, histórico e multidimensional. Nele estão presentes tanto a dimensão humana quanto a técnica, a cognitiva, a emocional, a sociopolítica e a cultural”.
1. ABORDAGEM TRADICIONAL
Entende-se por abordagem tradicional a prática educativa caracterizada pela transmissão do conhecimento, essa tarefa cabe essencialmente para o professor em situações de sala de aula, agindo independentemente do interesse do aluno. Essa missão do professor segundo Mizukami (1986,p.17), é considerada “catequética e unificadora da escola”; envolve “programas minuciosos, rígidos e coercitivos. Exames seletivos, investidos de caráter sacramental”. Nesse sentido, o ensino tradicional tem como primado o objetivo, o conhecimento, e dele o aluno, passivo, deve ser um simples depositário. A escola é vista como um lugar que prepara o indivíduo para a sociedade, reconhecido como o lugar ideal para a aprendizagem, um lugar com rígidas normas disciplinares.