Resenha Microfísica do poder
Ana
Resumo: O texto, através das interpretações de diferentes obras e pensadores, ressalta a importância de reconhecer as relações de poder, na concepção macro e micro. Desmembrando as práticas de centralização do Estado, observando os discursos políticos de manipulação do poder, onde não existe ponto específico que origina e mantem o poder ligado ao aparelho de Estado ou suas instituições.
Palavras-chave: Verdade. Poder. Prisão
Paul-Michael Focault, (1926-1984), filho de cirurgiões, não sentiu apreço em dar continuidade a formação da família, demonstrando intenso interesse na área das ciências humanas, se tornando um dos mais influentes filósofos franceses, associado à movimentos estruturalistas e pós-estruturalista. Atuou no Collège de France, no período de 1970 e 1984, a qual sua posse foi marcada pela aula da "Ordem do Discurso", na cátedra de História dos Sistemas de Pensamento, encerrado nesse período, devido ao seu falecimento, decorrente dos sintomas ligados a Aids.
O trabalho deste autor enfocava a arqueologia do saber, das análises literárias e do discurso do poder. Observando também as relações de governamentalidade e subjetivação. Foucault era um autodidata, tinha apreciação pela leitura, mas não tinha incentivo familiar para ingressar na área de seus interesses. Porém, mesmo sem o apoio da família, Michel Foucault, tinha boas condições financeiras em torno da família, e por isso, teve a opção de escolher seus caminhos acadêmicos, encontrando na sua formação escolar e no Padre de Montsabert, a maneira de concretizar suas relações com a história e a filosofia.
Ao vivenciar o contexto da Segunda Guerra Mundial, afirmou mais o desejo de experienciar a humanidade, e em 1945, no fim desta temível Guerra, que deixou grandes marcas na história, ele passa morar em Paris e tenta ingressar na Escola Normal Superior, não obtendo aprovação. Seu caminho educacional é