Resenha Meninos do Trafico
Falcão – Meninos do Tráfico é um documentário produzido por MV Bill, pelo seu empresário Celso Athayde e pelo Centro de Audiovisual da Central Única das Favelas. Retratando assim a vida dos jovens brasileiros, de como eles vivem e como eles começam a entrar na vida do tráfico de drogas. Este documentário foi produzido entre 1998 e 2006, todos os produtores visitaram muitas comunidades do Brasil, não só as do Rio de Janeiro, que são as mais violentas. Falcão é o jovem que vigia e protege os traficantes, a "boca" e os moradores da comunidade, é aquele que está no tráfico noturno, quando o inimigo está chegando, nesse caso, a polícia ou algum outro grupo inimigo. Eles não podem dormir e para se manterem acordados eles fazem o uso das drogas. A maioria desses bandidos é menor de 18 anos, que entram nessa vida para conseguir viver, para conseguir dinheiro, mesmo sabendo que aquele não é o certo. O objetivo deste trabalho é mostrar o outro lado da sociedade que fica esquecido pelo governo e pela justiça do brasil. Mostrando também a população a vida desses jovens e suas realidades.
Palavras-chave: Bandidos. Tráfico. Adolescente.
1 RESENHA
Falcão – Meninos do Tráfico oferece uma visão realista do tráfico de drogas nas favelas de todo o Brasil, principalmente nas do rio de Janeiro que tem as favelas mais violentas do país. Mostra a realidade para que nós não continuemos ignorando quem vende, quem compra, quem mata e quem morre. Falcão é o jovem que está diretamente ligado ao tráfico de drogas, fazendo parte do dia-a-dia da "boca", presos ao sistema criminoso.
Muitos desses jovens entraram na vida do tráfico de drogas para ajudar suas famílias, principalmente suas mães. Mas o mundo do crime é sedutor, concede respeito, poder, fama e status. Para eles, andar com uma arma na mão era sinal de grandeza e eles teriam assim a mulher que quisessem no baile. Muito desses jovens também entram no tráfico por revolta, por não ter uma