Resenha MCC
Na implantação de um projeto, projeto aqui entendido como empreendimento e abrangendo as fases de engenharização, suprimentos e construção, o seu proprietário se defronta com as opções de executá-lo ele mesmo (ter uma estruturação mínima compatível com as atividades que terá que executar), ou então de adjudicar a sua execução a terceiros (firmado em contrato as condições e implementações do projeto).
O contrato (podendo ser de preço fixo ou preço móvel) constitui-se em um evento precedido dos rituais da licitação e da negociação sucedido pelos rituais do acompanhamento da sua execução e do seu encerramento e simboliza toda uma série de procedimentos e de atividades para transferir de uma parte a outra um bem ou serviço, exigindo, para a sua perfeita execução, acompanhamento avaliação constantes. Essas atividades têm destaque singular no gerenciamento de projetos e obras, constituindo a administração de contratos, genericamente denominada também de gerenciamento de contratos. O contrato é o registro escrito de todos os detalhes acordados ao longo do processo de licitação, do julgamento e das negociações relativos à proposta vencedora. Deve ser vazado em linguagem clara e objetiva, tanto no que diz respeito aos aspectos técnicos dos serviços a executar, quanto aos aspectos econômico-financeíros e jurídicos que define e nele está todas as obrigações delegadas à contratante e à contratada, estipulando garantias, multas, prêmios, entre outros itens.
A contratação de projetos e obras ou serviços, na construção, é um processo por meio do qual as partes interessadas solicitam e obtêm propostas, garantindo o fornecimento de mão-de- obra, materiais e equipamentos, quer sejam estes utilizados na execução das obras, quer sejam integrados ao empreendimento, como, por exemplo, bombas hidráulicas de recalque e elevadores, nas edificações residenciais, ou máquinas de produção nas instalações industriais, como um laminador cm uma