[Resenha] MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. In:____ Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003, p.399-422.
Segundo alguns importantes autores¹, foi o século XX que inventou – teoricamente – o corpo. Tal invenção foi inaugurada pela psicanálise freudiana, para qual o corpo era a voz do subconsciente, bem como o abrigo do recalcamento de algumas pulsões, cuja satisfação faria o corpo feliz.
As enunciações de Freud foram o ponto de partida para um segundo estudo feito por Edmund Husserl, a quem se atribui – além da fundação da fenomenologia – a idéia de conceber o corpo como a origem, o “berço”, o portador da atribuição de significados.
Husserl propunha um conjunto de traços que distinguiriam de modo empírico os fenômenos psíquicos e os fenômenos físicos, para ele, os fenômenos físicos ocorridos a partir da percepção do corpo, não tinham intencionalidade.
Não obstante a influência de Husserl, o filósofo fenomenologista Maurice Merleau-Ponty recusou sua teoria do conhecimento intencional, baseando-se no procedimento corporal e na percepção, enunciando o corpo como a “incorporação” da consciência. O pensamento de