Resenha marketing público
Nome: Bruno de Castro Garcia Ortiz
Curso: Gestão Pública
Disciplina: Marketing aplicado ao Setor Público
No contexto público, o marketing tem sido usado principalmente nos processos de comunicação de ações públicas tão como na elaboração de estratégias eleitorais.
É um sistema de atividades organizacionais que visa conhecer, influenciar e satisfazer as necessidades e desejos de um ou mais mercados, através da oferta de produtos e serviços. Dentre as principais funções do marketing aplicado ao setor público estão o aumento da receita, aumento de utilização de serviços, aumento de compras de produtos, aumento de aceitação de leis, melhoria de segurança e saúde pública e aumento de ações do cidadão para proteger o meio-ambiente. A extensão da aplicação das ferramentas do marketing para o setor público foi iniciada somente a partir da década de 1970. Desde então o marketing é usado no momento da campanha política e, esquecido quando o governante começa a atuar. Muitas vezes isso acontece, pois o marketing está relacionado à ‘’vendas’’, ‘’lucro’’ e ‘’capitalismo’’.
Philip Kotler e Nancy Lee identificam as principais diferenças entre o setor público e privado. Podemos destacar que muitas vezes só o governo oferece determinados tipos de serviço, e no setor privado quase todas as organizações possuem um concorrente. Além disso, a administração pública vai tomar medidas que gerem votos (uma vez que os líderes do setor público são escolhidos desta maneira), enquanto a administração privada, em geral, visa à melhoria da empresa e o lucro. Outro ponto que difere o setor privado do público, é que a mídia sempre volta ao setor público, e este tem o dever de ser transparente (e quando não, ganham a desconfiança da população), enquanto na administração de uma empresa, o sigilo é possível.
Kotler e Lee definiram que o conceito de marketing situa-se em acentuado contrate com os conceitos de produto e venda. Para esses autores, em vez