Resenha Margin Call ( PI_sociologia)
420 palavras
2 páginas
Autor:AEBFO novo capitalismo gera uma euforia de consumo, assim vemos nos personagens Peter e Seth com a vontade de enriquecer para consumir mais, procuram o mercado financeiro que é o lugar mais propicio para isso, podendo-se observar as consequências do paradoxo do ascetismo protestante. Esse consumismo gera dividas o qual é o principal negócio da empresa, ao perceber que esses títulos começam a desvalorizar e que o sistema está frágil e prestes a ruir, Tuld começa a agir racionalmente ao ver de J. Elster, ‘agir racionalmente é fazer tão bem por mim mesmo quanto se é capaz’, porem esse pensamento gera uma quebra no sistema ou seja uma crise como a de 2008.
Pode-se dizer que tudo isso ocorreu como uma causalidade sociológica pois o ‘espirito do capitalismo’ influência nas ações das pessoas para que procurem mais e mais riqueza gerando assim as bolhas que originam as grandes crises. Ainda assim é possível observar a influência do antigo capitalismo fruto da ‘ética protestante’ quando Dale conta qual era seu objetivo ao construir uma ponte pois com ela haveria economia de tempo e assim de dinheiro. A transformação do capitalismo pode ser definida como uma causalidade histórica pois a própria ética protestante gerou paradoxo em seu ascetismo ocorrendo assim as mudanças.
A empresa em que tudo acontece é a principal instituição do filme e são muitos os que acreditam nela por isso ela é uma das mais fortes do mercado, ao ver que esta instituição ira ruir, Tuld não vê problema em negocia-la mesmo que isso implique em sujar o seu nome e o da empresa desconstruindo totalmente a instituição, já Sam demora a acreditar que a instituição não existe mais e tenta resistir a essa ideia devido aos seus valores e crenças por fim ele precisa do dinheiro pois tudo que ele tinha se foi e adere ao ‘espirito do capitalismo’.
A matriz institucional apresentada no filme era composta pelas leis norte americanas, pela empresa e pelas crenças de todos os envolvidos, esses são