Resenha LUCIANO
MARIELLE TEIXEIRA TORRES
RESENHA – ESPORTE: HISTORIA E SOCIEDADE
CURITIBA,
2015
CAPÍTULO 1- GEBARA, A. História do esporte: novas abordagens (p. 5-29)
Em nível internacional o autor descreve as evidências da transformação do esporte moderno:
- O esporte moderno nasce a partir da demanda da burguesia industrial (movimento social) para estudar e ocupar o tempo ocioso em função do progresso econômico (antes privilégio somente da aristocracia). O esporte possibilita novo status social e a convivência entre as diversas classes sociais.
-O esporte é difundido pelas escolas. O esporte se populariza.
- O futebol é um fenômeno universal se destacando em todo o mundo. Os times passam a ser comandados por comerciantes – profissionalização do esporte. O futebol se globalizou antes do processo de modernização das telecomunicações;
- O debate em torno do processo de difusão do esporte nos diversos países se baseia em duas teses principais: a tese do imperialismo X tese da modernização (globalização)
- A televisão é vista como importante papel na difusão do esporte, tanto em nível regional quanto global.
- Com seu desenvolvimento o esporte deslocou-se do lazer e ocupação do tempo ocioso para a mercantilização : profissionalização, indústria de equipamentos e material esportivo, eventos espetacularizações, etc.
- O Estado utilizou-se do esporte para seus projetos políticos relacionados à propaganda e doutrinação. No caso brasileiro verificou-se uma relação ambígua do esporte com a educação: disciplinadora e autoritária X lúdico e socializadora.
- A massificação do esporte X democratização do esporte
-O esporte comunica e atende a todas as classes sociais. Allen Guttmann (1978) estabelece sete características do esporte moderno: “secularismo, igualdade de oportunidades na competição e em suas condições, especialização das regras, racionalização possibilitando sua internacionalização, organização burocrática,