Resenha Lixo Extraordin Rio
Brasileiro e reconhecido mundialmente, o artista Vik Muniz já foi pobre e viveu em um bairro de classe média baixa em São Paulo. Conseguiu dinheiro por causa de um acidente e foi para os Estados Unidos, assim começou com trabalhos simples e conseguiu sucesso com suas obras artísticas. É reconhecido por incorporar objetos do cotidiano no processo fotográfico para criar imagens ousadas e geralmente enganosas.
Vik se interessou pelo lixão de Gramacho por ser o maior do mundo em recebimento diário (2007), com o objetivo de mudar a vida das pessoas através da arte derivada de materiais do cotidiano delas. A expectativa do artista antes da visita em relação aos catadores era um tanto preconceituosa. Chegando ao aterro Jardim Gramacho, Vik e seu companheiro Fábio são recebidos pelo administrador do aterro. Um dado interessante fornecido por ele era a retirada de 200 toneladas por dia de materiais recicláveis efetuadas pelos catadores, isso representa a falta de comprometimento da população e do governo quanto à coleta seletiva.
Vik Muniz se surpreende com o bom humor dos catadores perante à realidade vivida por eles a cada dia. Dois personagens se destacam: Zumbi, vítima de um acidente no lixão; e Tião, presidente da Associação de Catadores do Jardim Gramacho, ambos possuem o hábito da leitura e apresentam caráter de liderança e superação. A história