Resenha Livros Design
No livro “O Design do Futuro”, Norman passa claramente todas as eficiência juntamente com a deficiência das tecnologias recentes. É uma introdução de termos e conceitos do campo tecnológico que são imprescindíveis para o designer.
Todo o conteúdo relatado é baseado em estudos de casos reais e bem exemplificado. Isso facilita a claridade do conteúdo para o leitor, com possíveis situações envolvendo produtos comuns como o automóvel, e também pesquisas de laboratórios de universidades mundialmente reconhecidas.
É colocada muito em pauta e em forma filosófica a diferença entre pessoa e máquina, tornando a leitura bastante interessante. Muitos medos e mitos são descobertos e outro ainda nos faz pensar sobra nossa forma de viver.
O impacto causado pela introdução de tecnologia é uma questão levantada. Com ela, muitas coisas podem acabar mudando completamente de conceito, alterar toda uma cadeia de funções e cargos das pessoas, ou até trazer mudanças culturais inestimáveis. O profissional que chega com uma proposta de introdução de tecnologia e/ou automação total de uma tarefa deve estar consciente do impacto do que está propondo.
Por retomar constantemente os assuntos e exemplos, o livro se torna um pouco repetitivo para aqueles que fazem a leitura completa do livro em uma única sentada. Porém, isso pode ser uma virtude para os que pegam apenas um capítulo de maior interesse, ou para os que espalham a leitura por um longo período, pois as retomadas deixam sempre tudo muito claro.
Os textos de Donald contribuem efetivamente para a formação dessa área de design como um todo. É claro a informação de que cada vez mais a evolução da máquina é cada vez mais veloz que a evolução do homem em si.