resenha livro
O projeto de arquitetura é primeiro estagio no processo de projetos.
No livro diz que ele idêntica subsistemas e estabelece um framework para controlar a comunicação dos subsistemas, também representa uma ligação critica entre processos de engenharia de projeto e requisitos.
Três vantagens de projetar e documentar explicitamente uma arquitetura de software: Comunicação de stakeholders, Analise de sistemas, Reuso em larga escala:
A arquitetura de software serve para negociar requisitos de sistema e estruturar discussões com os clientes, desenvolvedores e gerentes. É uma ferramenta essencial parra gerenciamento de complexidade, ocultando detalhes e focando as abstrações principais do sistema.
Se o desempenho for um requisito crítico a aplicação deve localizar operações criticas dentro de subsistemas e usar componentes de alta granularidade em detrimento dos de baixa granularidade para reduzir a comunicação entre eles.
Se a facilidade de manutenção for um requisito crítico, a arquitetura de sistemas deve ser projetada usando componentes de baixa granularidade e auto contidos que possam ser prontamente mudados.
Esses diagramas de blocos são bons para comunicação entre stakeholders e para o planejamento do projeto pois não estão abarrotados de detalhes, já para a arquitetura não são tão bons, pois não mostram relacionamento entre os componentes do sistema.
Durante o processo de projeto de arquitetura os arquitetos de sistemas devem ser feita algumas perguntas:
Existe uma arquitetura genérica de aplicação que possa funcionar como um modelo para o sistema que está sendo projetado?
Como o sistema será distribuído ao longo de vários processadores?
Qual ou quais estilos de arquitetura são apropriados para o sistema?
Qual será a abordagem fundamental usada para estruturar o sistema?
Como as unidades estruturais de um sistema serão decompostas em módulos?
Qual estratégia será utilizada para controlar a operação das unidades do sistema?