Resenha livro " “a elegância do ouriço”
PRÉDIO DE LUXO É PALCO
PARA REFLEXÕES DE UMA
SENHORA E UMA MENINA.
Um prédio luxuoso situado em Paris é palco para reflexões filosóficas no livro “A elegância do Ouriço” de Muriel Barbery, o romance foi umas das sensações em 2006 na França e vendeu mais de 850 mil exemplares. O livro atrai pela venda, mas, decepciona pela chatice.
A trama é narrada por Renne e Paloma, ambas moradoras do prédio. Renne tem cinquenta e quatros anos e há vinte e sete dedica-se como zeladora do edifício, dona de um felino gordo e preguiçoso, viúva solitária, pouco simpática, educada, amante de arte e literatura, fingi ser ignorante para proteger seu mundo.
Paloma tem doze anos, é filha de pais ricos e esnobes, possui capacidade mental acima da média, na escola fingi ter menos inteligência para fugir da pressão de seus pais, planeja suicidar-se no dia de seu 13º aniversario porque não vê sentido na vida, enquanto isso, escreve em seus diários, reflexões sobre a vida e o comportamento humano.
Tanto Renne quanto Paloma vivem fechadas em seus “mundinhos”, as personagens revezam-se filosofando sobre suas vidas e o comportamento humano até que o destino as une num laço de amizade e a chegada de um novo morador no prédio, que se torna amigo, muda totalmente suas vidas.
Não apenas com o enredo, mas principalmente com o “O diário do movimento do mundo” uma das series de anotações da menina Paloma, Barbery desperta no leitor um outro olhar sobre os trejeitos do ser humano, o que é atraente. Porém, o livro torna-se chato, confuso e massante, com o revezamento das reflexões e situações das personagens.
Interessante em alguns aspectos e chato em outros “A elegância do Ouriço” seduz pelo marketing, mas, para aqueles que não são amantes de filosofia decepciona pela chatice.
TITULO: “A elegância do Ouriço”
AUTOR: Muriel Barbery
EDITORA/CIDADE/ANO: Companhia das Letras,