RESENHA LIVRO WAL MART
Robert Slater é formado em ciências políticas com mestrado em relações internacionais, é um jornalista de destaque que trabalhou para a agência de notícias UPI e para a consagrada revista Time. Slater é também autor de diversos livros que, em geral, focalizam empresas de sucesso e personalidades que exercem grande influência no universo empresarial. Dividia seu tempo entre Jerusalém, Israel e os Estados Unidos.
Esta obra conta uma “vida” de um grande empreendedor varejista que conseguira após muita batalha e dedicação da à volta por cima e se destacar no quadro de mercado mundial seu nome SAM WALTON ou para alguns Mr.Sam.
O livro é organizado em capítulos seqüenciais onde o autor tenta mostrar como que foi o crescimento de uma rede de varejo Wal-Mart (desde sua essência, numa pequena cidade) até se tornarem uma grande potência de mercado.
“Conta a historia das raízes da Wal-Mart e a herança deixada pelo fundador Sam, o gênio do varejo sob a forma de filosofia de negócios e da cultura das lojas.” “Mas seu foco se concentrava em épocas mais recentes, época que por todas as suas proezas, merece ser chamada” A década da Wal-Mart” adotando abordagem até então inédita.
Relata em muitos versos a saga de um grupo de gestores quase irreconhecíveis, mas com um propósito muito nítido: converter uma empresa familiar sob ataque da mídia e concorrentes em um gigantesco empreendimento global, onde ao mesmo tempo difuso e coeso. Sua natureza sempre fora a de avançar de querer fazer agora, não depois. Sam era puro entusiasmo e ambição que foram herdados de sua geração, sua paixão por vencer virou obsessão e inspirou todas as suas ações. Ao fundar a Wal-Mart, os especialistas em varejo advertiram que ele era um retardatário e não tinha idéias predeterminadas sobre varejo, seu método de