Resenha Livro Vida de Professor
RELATÓRIO DO LIVRO: Vida de Professor –
Experiências e Reflexões
Campinas - SP 2013-02
Graduação em Pedagogia
RELATÓRIO DO LIVRO: Vida de Professor –
Experiências e Reflexões
Campinas - SP
2013-02
Neste livro o autor conta histórias curtas, tanto que são 46 histórias em 78 páginas.
Já começa com o título “Narcisismo e Magistério não combinam”, onde conta a história de Narciso e diz que no magistério, atitudes narcisistas representam a morte da necessária interação entre educador e educando. Quem na condição de educador fechar-se em si mesmo admirando a própria imagem, será condenado a uma morte prematura. Sem dar abertura, o convívio jamais terá eco. Igualmente, é impossível ao professor saber a reação das turmas. Às vezes uma aula é preparada com o maior esmero, mas, na hora, existe a necessidade do improviso.
Algumas histórias chamam mais atenção que outras, por isso citarei só as que me interessaram. Outra história que achei interessante foi “O desejo acaba com a razão” onde o autor diz que cabe ao professor mais do que a transmissão de conhecimento, mostrar aos discípulos que poder, dinheiro, talento ou conhecimento são insuficientes se não nos mostrarmos como somos.
“Amor, inteligência e fidelidade” nos diz que no Magistério estes três itens são essenciais, não havendo necessidade de se criar discórdia entre os sentimentos. Assim as aulas devem ser conduzidas com amor. O educador ao se valer do signo do medo tira do educando a espontaneidade no processo ensino-aprendizagem. O professor inseguro transformará sua profissão num pesado.
No capítulo “Magistério: eterno recomeço” o autor nos diz que no Magistério o educador está sempre tecendo novamente o que já havia realizado. O professor pode dar a mesma aula para 10