RESENHA LIVRO RUBEM ALVES
CURRÍCULO E CONHECIMENTO ESCOLAR WAGNER DA SILVA BARBOSA
RESENHA DO LIVRO “ESTÓRIAS DE QUEM GOSTA DE ENSINAR”, DE RUBEM ALVES
ALEGRE
2015
Rubem Alves apresenta nesse livro uma série de contos, os quais contêm em si nuances que provocam reflexões sobre o processo de aprendizagem, sobre as estruturas educacionais, sobre os ambientes de vivência dos alunos, entre tantos outros aspectos que compõem a educação.
Em cada capítulo uma estória bem contada, articulada, numa linguagem simples, leva o leitor a apegar-se a detalhes que por vezes passam despercebidos em meio à rotina das atividades educacionais. Para isso, o autor dá a impressão de mergulhar num universo próprio, de fantasias, criando estórias com lições de um entusiasta da educação como fator determinante na transformação do ser humano. Ao lê-lo, percebe-se que há um interesse no autor em fazer com que, em meio ao pragmatismo cotidiano, haja ocasião para pensar as bases teóricas e filosóficas da educação. Perguntas implícitas nos contos fazem o leitor pensar por quê se ensina, para quê e para quem? Além disso, pode-se captar nas entrelinhas das estórias a preocupação em questionar os métodos, se estão corretamente aplicados ao público sujeito da educação.
Iniciando suas estórias, um quadro comum nas famílias é pintado, onde o pai pergunta ao filho o que ele gostaria de ser quando crescesse, inevitavelmente agurdando que o filho responda uma profissão que pudesse ser seu prenome, Engenheiro fulano de tal, Advogado ciclano, etc. No entanrto, o autor sugere um drama familiar no qual o pai, impedido de questionar sobre o futuro do filho que tem leucemia, apenas usufrui da presença do filho que É, não esperando que ele SERÁ alguém quando crescer. Rubem Alves critica nesse conto a utilidade social que é apresentada a criança, sugerindo-lhe que