Resenha Livro "Qual é tua obra ? "
Cortella, Mario Sergio
Qual é a tua obra? : inquietações sobre gestão, liderança e ética.
Petrópolis, Rio de Janeiro.
Editora Vozes: 2008
DADOS DO AUTOR Mário Sérgio Cortella é filósofo, com mestrado e doutorado em Educação pela PUC-SP, na qual é professor titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da Pós-graduação em Educação.
FICHAMENTO
“A educação é um valor intrínseco na sociedade e no mundo do trabalho, é um valor inclusive de empregabilidade”. – Página 39.
CRÍTICA
A educação abre portas e quebra paradigmas, pois seu valor é próprio e imutável no contexto geral da sociedade. No seu contexto geral, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma determinada sociedade são transferidos de uma geração para outra geração. A educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida. O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização. Em busca de uma melhor integração tanto social quanto moral, a educação quando tratamos em sentido de gestão, liderança ou ética, tem seu valor intrínseco, ou seja, indispensável. A partir do momento em que o interesse do indivíduo é colocado em prática, o mesmo não mede esforços para atingir esse tal objetivo. Por essa questão, o autor foi feliz em citar este trecho em sua obra, pois trata como um todo o sentido manifesto. Ao quebrar paradigmas em questão a educação, a pessoa não irá encontrar somente uma oportunidade empregatícia, ela irá muito além ao contexto geral da vida. Pois com uma vida simples (sabendo que simplicidade não se trata de miséria e sim de suficiência), seus valores próprios não se corromperão, independentemente