Resenha Livro História das relações entre América Latina e Caribe
INTRODUÇÃO:
Este trabalho consiste em uma resenha crítica que tratará sobre o primeiro capitulo do livro “As Relações entre América Latina, Caribe e a União Europeia” da autora Karine de Souza Silvia, o qual aborda características e história das relações entre blocos regionais, aprofundando-se nas convergências e divergências da agenda birregional. Os conteúdos abordados pela autora serão: O inicio das relações entre América Latina e União Europeia, as etapas, as reuniões, os tratados e modificações; num total de 26 páginas.
A realização desta resenha foi motivada pela pretensão de maximizar os conhecimentos sobre o tema de relações birregionais, e tem-se como objetivo analisar as relações entre União Europeia e América Latina, bem como suas estruturas e desenvolturas.
DESENVOLVIMENTO:
Desde o principio de sua integração, a União Europeia teve interesse em se aproximar da América Latina, pois esta sempre representou um amplo mercado consumidor, e também as chances exercer poder nesse espaço. A primeira tentativa foi após assinatura do tratado de Roma, no inicio da CEE. O objetivo era estabelecer relações econômicas e comerciais. Entretanto, os problemas internos dos Estados Latino-Americanos dificultaram as intenções da UE.
Em 1963 foi constituído um grupo de contato entre as comissões regionais com o objetivo de estudar as viabilidades, e em 1970 os membros da CECLA manifestaram interesse em estreitar laços. Então, aprovaram a “Declaração de Bruxelas” que formalizava o diálogo entre CECLA e CEE. A cooperação bilateral foi inaugurada em 1971 com o acordo entre CEE e Argentina, em seguida com o Brasil e Uruguai passando a outros países. Pouco a pouco os contatos se intensificaram e passou a haver um tratamento direto entre os blocos.
A incorporação da Espanha e Portugal a CEE foi uma estratégia da mesma para intensificar as relações com a América, pois ainda havia influencia e um