resenha livro em chamas
Quando Katniss chega em sua nova casa, aliviada por encontrar-se novamente com sua família, o presidente Snow a aguarda. Ele sabe que ela tem a figura de rebeldia e que pode motivar as famílias a rebelarem-se contra a Capital e o seu poder. Em alguns lugares de Panem já se encontra o caos, as marcas da rebelião e indignação do povo, como incêndios a patrimônios da Capital, pinturas do tordo, que é outro símbolo da revolta.
Para encontrar um jeito de acabar com Katniss e esmagar a esperança do povo rebelde, o presidente Snow chama todos os vencedores das edições anteriores para lutarem entre si em uma nova arena; O evento é conhecido como Massacre Quaternário, que acontece a cada 25 anos. Ao entrar na arena, os competidores percebem que esta é a mais mortal de todas as edições anteriores. Alguns dias passaram-se e eles descobrem que a cúpula é como um relógio, e "cada batida do ponteiro" representa algum bizarro acontecimento, que serve para acabar com os tributos que não morreram na batalha corpo-a-corpo. Perto do fim do filme, um dos aliados (que é como o cérebro o grupo) do casal monta um mecanismo que permite a quebrada da cúpula, facilitando a fuga. É claro que o idealizador do Massacre Quaternário implantou chips localizadores em cada participante, mas o de Katniss é arrancado por uma de suas aliadas.
Ao fim do filme, quando a explosão do domo deixa Katniss inconsciente, ela é resgatada por seu tutor, Haymitch, juntamente com um dos idealizadores dos jogos, que estivera a seu lado o tempo todo; ela