Resenha livro: Educação Pelo Argumento
Educação pelo argumento, de Bernardo Gustavo. 2ed.rev.e ampliada.Rio de Janeiro :
Rocco,2007.p.11-22.
Gustavo Bernardo, nascido no Rio de Janeiro é Doutor em Literatura Comparada e professor de
Teoria da Literatura na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Publicou ensaios e romances.
Em Educação pelo argumento, o professor e pesquisador Bernardo propõe uma ousada reformulação nos critérios de ensino e avaliação dos alunos da rede escolar. Segundo ele, os professores ensinam de maneiro errada e avaliam erroneamente também e isso, pois não há estimulo à argumentação imprescindível ao raciocínio. O que o autor propõe está anos-luz à frente do atual modelo de ensino e seria um eixo interdisciplinar onde todas as disciplinas seriam trabalhadas de forma a desenvolver a capacidade argumentativa dos alunos.
A principio o autor destaca duas idéias que se repetem em discursos sobre a escola que são:
Todos os professores de todas as disciplinas ensinam Língua Materna, ou seja, ensinam a raciocinar. E todos os professores de todas as disciplinas ensinam Matemática, ou seja, ensinam a raciocinar. Contudo disciplinas que possuem tanto em comum não são trabalhadas na prática de forma concisa. O autor afirma ainda que, a prioridade que se empresta ao ensino de Matemática assenta-se em um pressuposto equivocado já que a Língua Materna surge antes e é através dela que a Matemática pode ser transmitida e trabalhada, não sendo a Matemática menos importante e sim um instrumento que surge posteriormente e é dependente da Língua Materna. No livro há a intenção de deixar bem claro que o valor exagerado dado à sintática acaba deixa de lado o valor da semântica, tanto na Língua Materna quanto na Matemática transformando o ensino de ambas igualmente áridas ao invés de útil.
O autor denota a ênfase do argumento no ensino chamando a atenção para a necessidade do diálogo como forma de orientação ao invés da