resenha livro de adm
Assunto da Resenha: Teorias da Administração – Ideias fundamentais
Autor do livro: Antonio Cesar Amaru Maximiano
TEORIAS DA ADMINITRAÇÃO – IDÉIAS FUNDAMENTAIS
As teorias da administração têm uma história muito antiga. Elas nasceram e vêm evoluindo desde que os criadores das primeiras organizações tiveram que lidar com os problemas de definir objetivos, planejar atividades, organizar recursos, dirigir pessoas e controlar resultados.
Esse problemas serão para sempre, as pessoas e as organizações sempre enfrentarão, motivando continuamente o surgimento de idéias e técnicas para administrar todos os tipos de empreendimento.
Nos últimos 150 anos, com o avanço da atividade industrial e com o crescimento das organizações, as teorias da administração desenvolveram-se significativamente. Com isso, a administração tornou-se uma disciplina com vida própria.
1900 - Taylor lidera o movimento da administração Cientifica
1910 - Henry Ford cria a linha de montagem móvel Henri Fayol propõe o conceito de administração geral. Max Weber cria o tipo ideal de burocracia.
1920 – Desenvolvem-se s técnicas de controle da qualidade Bertalanffy propõe a teoria geral dos sistemas.
1930 – Nasce a escola das relações humanas.
O que é uma teoria
Uma teoria é um conjunto de proposições que procuram explicar os fatos da realidade prática. Teoria compreende não apenas proposições que explicam a realidade pratica, mas também princípios e doutrinas que orientam a ação dos administradores, e técnicas que são prposiçoes para resolver problemas práticos.
Nos últimos 150 anos a administração tornou-se um corpo organizado de conhecimentos ou teorias, assumindo uma disciplina com vida própria. As teorias modernas da administração organizam-se em escolas.
Principais escolas da administração:
I. Escola Clássica
Taylor e o movimento da administração científica
Henry