Resenha Livro Bola de Sebo
-MAUPASSANT, Guy de. Bola de Sebo e Outros contos. São Paulo: Matin Claret, 2003.
REFERÊNCIAS BIOGRÁFICAS
Henry René Albert Guy de Maupassant, nasceu em 5 de agosto de 1850, em Tourville-sur-Arques, Seine-Maritime. Vivendo toda a sua infância em Stretat e em Verguiés habituou-se a uma vida ao ar livre que lhe influenciou decisivamente o modo de pensar. Estudou no liceu de Ruão e colaborou, durante oito anos, nos Ministérios da Marinha e da Instrução Pública.
Iniciado e enconrajado nas letras por Gustave Flaubert, seu primo por parte de mãe, teve uma vida que apesar de relativamente curta, foi muito produtiva, escrevendo além de alguns romances e novelas, cerca de 250 contos. De todas estas obras, produzidas em sua maior parte da década de 80, destacam-se seis: Boule de suif (1880), La Masion Tellier (1881), Une Vie (1883), Bell-Ami (1885), Pierre et Jean (1888) e Lê Horla.
Esta carreira intensa e fértil, durante a qual recusou o convite para integrar a Academia das Ciências, assim como receber a Legião de Honra, só vem terminar com a doença: perturbações nervosas que já o afetavam desde 1890.
Tenta o suicídio em janeiro de 1892 e, como conseqüência, é internado num hospício, onde acaba por falecer no ano seguinte já muito próximo da loucura.
RESUMO
A história se passa na França, Numa cidade da Normandia, no período final da guerra contra a Alemanha. O país estava sendo invadido pelos prussianos. As familias mais ricas da cidade fazem de tudo para fugirem de la. E sem que se saibam exatamente, na mesma carroagem de fuga se instala uma famosa prostituda da cidade, conhecida como Bola de Sebo, por ser uma pessoa gorda e muito redonda. Os homens ficam muito embaraçados e as suas senhoras muito indginadas com o fato ocorrido, Eles resolvem ignorar a presença de Bola de Sebo. Com todo os acontecimentos da época, todos começam a sentir fome, e apenas Bola de Sebo teva a idéia de trazer sacos de alimentos, e ela oferece para