Resenha linguagem e escola magda soares
"Devemos tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade."
Aristóteles
1 - Introdução: O livro Linguagem e escola de Magda Soares têm como objetivo entender a relação entre a linguagem e escola tendo em vista solucionar os problemas educacionais no Brasil. A autora afirma que a escola é destinada para as camadas populares do Brasil (o povo), considerando que tais camadas fazem parte da grande maioria as escolas brasileiras não estão preparadas para atender tal povo, este fato é comprovado pelo alto índice de evasão e repetência. Partindo da premissa que um dos fatores responsáveis por tal evasão e repetência, é a exclusão da linguagem sem prestígio, já que as camadas populares são obrigadas a usar padrões de linguagem das classes mais elevadas.
2 - O fracasso da/na escola O discurso antigo e ineficiente é baseado nos ideais democrático-liberais que tem em vista a igualdade social e a democratização do ensino. Esta democratização do ensino ora toma uma direção quantitativa (a fim de ampliar as ofertas educacionais na qual uma delas é o aumento de escolas para as classes populares), ora qualitativa (sendo uma delas introdução de novas metodologias de ensino). Mesmo com todo este discurso não se têm escolas suficientes para o povo e as que existem são mais contra o povo que para o povo. A autora faz um questionamento do porque isto acontece e dá três soluções para este problema.
• A ideologia do dom. Segundo esta ideologia, todos terão o mesmo ponto de chegada, o sucesso ou o fracasso dependerá das características do aluno, se ele fracassar ele será portador de desvantagens intelectuais. A escola começa a trabalhar a partir daí adaptando os alunos a sociedade,