RESENHA LIDERANCA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - CSSO
DISCIPLINA: DINÂMICA DE GRUPO
31 OUT. 2014 / MAT.: 2012028394
Prof.ª ROSÂNGELA ROSA
ALEXSSANDRA DE SOUZA PEREIRA
RESENHA: LIDERANÇA
ROBBINS, S.P. JUDGE, T.A., SOBRAL. F., Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro, São Paulo, SP, Pearson, 14ª. Edição, 2013.
A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, ou em cada um de seus departamentos. Ela é essencial em todas as funções da Administração, uma vez que o administrador precisa conhecer a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. Podemos defini-la como a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Ocorre como um fenômeno social e, exclusivamente, nos grupos sociais, pois é decorrente dos relacionamentos entre as pessoas em uma determinada estrutura social.
A liderança constitui um dos temas mais pesquisados e estudados nas últimas décadas. Suas teorias podem ser classificadas em três grupos e cada um desses grupos apresentam características próprias, são elas: teorias dos traços de liderança, ou comumente chamada, teoria dos traços de personalidade, onde se afirma que um traço é uma qualidade ou característica distintiva da personalidade. Segundo essa teoria, o líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distinguem das demais pessoas e apresentam características marcantes de personalidade por meio das quais pode influenciar nos comportamentos dos indivíduos que o cercam; Teorias Comportamentais estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. Enquanto a abordagem dos traços se refere àquilo que o líder é, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, isto é, o seu estilo de comportamento para liderar; Teoria das Contingências, que explicam a