Resenha - leitura e produção textual
LICENCIATURA EM LETRAS –
RESENHA
O texto acadêmico “Ensino da Língua Portuguesa: interligação entre leitura, produção textual e gramática foi escrito em forma de artigo pelas graduandas em Letras/Inglês, da FAFIUV, 2007, Alessandra Bernardes; Flávia Siepko, e Jurema Andréia silva; orientadas pelo Professor de Letras da FAFI Atílio P. G. Matozzo, especialista em Língua Portuguesa e Literatura. Este artigo apresenta formas de ensino que podem ser trabalhadas por professores de Língua Portuguesa, nos eixos da leitura, produção textual e gramática, com recentes estudos da Linguística Aplicada, abordando problemas e soluções para o ensino da Língua Materna, com enfoque interativo da leitura como exercício de compreensão da escrita como expressão e da gramática como reflexão.
Na interação dos eixos apresentados, a prática de leitura aparece em primeiro plano, pois ao lermos somos co-produtores da obra, entendendo o texto através das inferências e conhecimento de mundo. A leitura foi apresentada como fundamental no processo de aprendizagem, sendo a escola o espaço ímpar desta prática. O ato de ler deve abarcar o entendimento do que o ator quis dizer, com a responsabilidade de todas as disciplinas, em todos os ambientes, respeitando as várias etapas e níveis desse processo. E o ensinar a ler foi dado como condição para o aluno apropriar-se do conhecimento de construção e produção de textos.
A produção textual é também um foco marcante, dizendo que ao produzirmos um texto, somos leitores desse. Muitos alunos não conseguem ser claros na escrita, e isso pode ser reflexo do comportamento do professor. E aponta uma possível solução do problema com a tarefa de revisão textual pelo professor mediador nesse processo, que tome o sentido global – sociointeracionista, e não uma concepção estruturalista do texto. Isto as Orientações Curriculares aconselham. O produtor de um texto deve ajustar o explícito com recuperação via