Resenha - Lean Software Development
Lean é uma metodologia desenvolvida pela Toyota para seu próprio uso nas atividades industriais diárias. O Lean foca na eliminação de desperdícios, aumento de produtividade e aumento da qualidade do produto.
O termo Lean Software Development surgiu em 2003 com a publicação de um livro com o mesmo nome, escrito por Tom e Mary Poppendieck, onde é apresentado os princípios Lean aplicados ao desenvolvimento de software.
O envolvimento dos autores com a comunidade ágil, participando de eventos e palestrando sobre Lean, fez com que os princípios de Lean Software Development fossem amplamente aceitos dentro da comunidade ágil.
Com Lean é possível ter uma melhoria contínua e maior flexibilidade durante o projeto, sendo ele de TI ou não.
Tom e Mary Poppendieck defendem os seguintes princípios para desenvolvimento de software, eliminar o desperdício, ampliar o conhecimento, adiar decisões, qualidade embutida, entregar o mais rápido possível, respeitar as pessoas, otimizar o todo.
Eliminar o desperdício:
Qualquer coisa que não agregue valor ao cliente é considerado desperdício, por exemplo, uma documentação que não vai ser lida (documentação não necessária), interrupções no desenvolvimento (diminui a produtividade), código desnecessário de features que não vão ser utilizadas, burocracia, requisitos que não estão claros, entre outros.
Ampliar o conhecimento:
Criar uma cultura de aprendizado e melhoria continua na equipe, a equipe evolui junto com o projeto, para isso, podemos priorizar a comunicação e feedback entre equipe e usuários durante o processo de desenvolvimento com entregas contínuas.
Adiar decisões:
Deixar as decisões ou compromissos para o último momento possível, com isso é possível coletar mais informações e adquirir mais experiência para tomar uma decisão com mais segurança.
Qualidade embutida:
Ao invés de se preocupar se o software ou funcionalidade atende a necessidade do cliente