resenha laura
O livro conta como a matemática faz parte da arquitetura, abrangendo todo o mundo do arquiteto, artista, que mesmo usando da sua inspiração para criar seus projetos e obras, pode ter seus conceitos resumidos em fórmulas.
Na Renascença, diferente de antes, que Deus era o criador das obras com o homem como instrumento, agora a profissão do arquiteto passar a ser mais reconhecida, o que faz parte das características do humanismo. Nessa fase o arquiteto passa racionalizar seu processo de criação, ele utiliza da matemática e geometria para isto.
Ordem é palavra chave para os renascentistas, é daí que vem a perfeição e consequentemente a beleza, para eles não existe melhor ordem do que a vinda dos números, encontrados em elementos da natureza, a partir disto surge a secção áurea, onde usam da proporção perfeita de elementos da natureza para criar sua própria arte matematizada.
Esta obra é grande fonte de informação para universitários em arquitetura, para conhecerem melhor as influências da arquitetura ensinada na graduação.
O autor Elvan Silva, nasceu em 6 de setembro de 1940, em Ipameri, Goiás, arquiteto formado pela UFRGS, teve publicados cinco livros de autoria individual e contribuiu, com capítulos, em outras cinco publicações. Faleceu em 26 de abril de 2006.
Laura Salerno Lopes, Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Franca.