Resenha lamas
CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ARQUITETURA E URBANISMO
PLANEJAMENTO URBANO 4
PROFESSORAS: BÁRBARA AGUIAR, EDNÉA ALCÂNTARA, FÁTIMA FURTADO
MORFOLOGIA URBANA E DESENHO DA CIDADE
RECIFE / PE
2013
André Luiz Cardoso de Mendonça
MORFOLOGIA URBANA E DESENHO DA CIDADE
Resenha Crítica apresentada como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina Planejamento Urbano 4, pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, ministrada pelas professoras: Bárbara Aguiar, Edinéa Alcântara e Fátima Furtado.
RECIFE / PE
2013
MORFOLOGIA URBANA E DESENHO DA CIDADE
LAMAS, Jose M. Ressano Garcia. Morfologia urbana e desenho da cidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993. Parte I e II.
Segundo Lamas, é essencialmente formal a natureza da concepção arquitetônica e as formas possuem relação com concepções estéticas, ideológicas, culturais e arquitetônicas e estão ligadas a comportamentos, apropriação e utilização do espaço e com a vida comunitária dos cidadãos, influenciando a forma urbana diretamente na vida social e no bem estar de seus moradores. Para o mesmo nas cidades atuais o urbanismo está se sujeitando às questões de especulação imobiliária e rentabilidade do solo. E tratando de morfologia urbana como sendo o estudo da forma do meio urbano nas suas partes físicas exteriores ou elementos morfológicos, na sua produção e transformação no tempo, nota que um estudo de morfologia urbana ocupa-se da divisão do meio urbano em partes (elementos morfológicos) e da articulação destes entre si com o conjunto que definem sendo os lugares que constituem o espaço urbano, devendo o mesmo estudo levar em consideração dos níveis ou momentos de produção do espaço urbano. O conceito de forma de um objeto se refere a sua aparência ou configuração exterior. A construção dos espaços físicos passa pela arquitetura e a noção de forma urbana como o conjunto dos objetos arquitetônicos ligados