Resenha justiça e justiça social
DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL
RESENHA
JUSTIÇA E JUSTIÇA SOCIAL
DAIANA ROMANOSKI
FOZ DO IGUAÇU
2012
DAIANA ROMANOSKI
RESENHA
JUSTIÇA E JUSTIÇA SOCIAL
Resenha da disciplina Direito e Legislação Social, do Curso de Serviço Social do 5º Período, ministrada pela Professora Juliana Domingues.
Foz do Iguaçu - PR
2012
Justiça e suas peculiaridades em prol do Serviço Social
O presente trabalho visa fazer uma reflexão da justiça e suas peculiaridades em prol do serviço social, tendo como objetivo destacar os envolvidos na prática profissional.
Compreende-se que o termo justiça cada vez vem ganhando seu papel em uma sociedade que vive em constante mudança, sem perder o foco mostra que trata-se do ato de punição, em outras palavras, fazer correções segundo o que a lei determina sobre aquela circunstância, implicando e prevalecendo o direito legal.
A justiça é entendida como a aplicação dos direito éticos e morais, que são de características do caráter humano. Perante a lei mostra-se que somos iguais, ou seja, a lei não quer saber que o individuo é de situação financeira elevada, se a cultura e a etnia são de agrado. Nesse sentido é de suma importância destacar e mostrar a igualdades entre os indivíduos independentes o que são e como estão.
Neste contexto a justiça social também começa a ser vista através da estrutura moral e política, isto implica no entendimento dos mais fracos no qual tornam-se convenientes.
Neste cenário a adoção destaca-se por contribuir grandes problemas sociais, e ao mesmo tempo colaborando por uma sociedade mais digna. Nesse sentido consolidando a adoção um elo para a proteção a criança ou o adolescente. Segundo o ECA:
"Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de