Resenha - Introdução a Sistemas de Banco de Dados
Destina-se a qualquer pessoa que tenha interesse profissional em informática e que deseje adquirir uma base sólida em tecnologia de banco de dados. Utiliza linguagem mediana, mas em alguns tópicos o autor trabalha com um enfoque mais acadêmico.
O livro é dividido em seis partes principais:
I. Conceitos Básicos (4 capítulos): fornece uma introdução abrangente aos conceitos de sistemas de bancos de dados em geral e aos sistemas relacionais em particular. Apresenta também a linguagem padrão de banco de dados, a SQL.
II. O modelo relacional (5 capítulos): descreve de forma detalhada e cuidadosa o modelo relacional, que não somente é o alicerce teórico dos sistemas de banco de dados relacionais como também a base teórica da área de banco de dados como um todo.
III. Projeto de banco de dados (4 capítulos): faz uma análise genérica sobre projetos de banco de dados. Os três primeiros capítulos são dedicados à teoria do projeto, e o quarto apresenta considerações a respeito da modelagem semântica e do Modelo de Entidades e Relacionamentos (MER). Na verdade, esse tópico (MER) é o ponto fraco do livro e poderia ser melhor explorado.
IV. Gerenciamento de transações (2 capítulos): descreve vários