Resenha interpretes do pensamento politico brasileiro
Departamento de Ciência Política
Disciplina: Pensamento Político no Brasil
Professor: Cloves Oliveira
Estudante: Manoel Messias de Jesus Bastos
Introdução
Este trabalho tem por objetivo analisar comparativamente fragmentos das obras ou obras completas de Gilberto Freyre: Sobrados e Mucambos, Sergio Buarque de Holanda: Raizes do Brasil, Tavares Bastos: Os Males do Presente e a Esperanças do Futuro, Joaquim Nabuco: Minha Formação, Manuel Bonfim: América Latina: Males de Origem e Oliveira Viana: O Idealismo da Constituição, buscando evidenciar os fatores que contribuiram para a formação do Estado e Sociedade no Brasil e destacar quais as imagens de povo, Estado, instituições e sociedade que emergem nas obras analisadas, nos termos propostos pelo professor Dr. Cloves Luiz Pereira Oliveira para fins de avaliação parcial da disciplina Pensamento Politico no Brasil.
Optamos menos por uma análise sistemática dos capítulos com uso extensivo de citações e mais por uma análise temática, pelo objetivo do texto de incorporar os elementos citados sem se tornar extenso, porém lançaremos mão de citações quando julgarmos indispensáveis.
Análise temática
Gilberto Freyre nasceu em 1900 em Recife e faleceu em 1987, escreve “Sobrados e Mucambos” em 1936, uma de suas obras mais significativas. Neste livro ele adota uma matriz de análise com um viés culturalista, na qual lê o país pouco como um estado nacional e mais pela sociedade através de seus costumes. Um dos maiores méritos do autor foi ter evidenciado a contribuição civilizadora do negro para a formação da sociedade brasileira que era visto no pensamento politico-social corrente de modo negativo, como sendo o negro responsável pelo atraso da nossa sociedade e suas influencias eram vistas como obstáculo a modernização da sociedade.
Como métodos de estudo o autor utiliza o histórico-social e psicossociológico e como técnicas a ecológica, sociológica, psicológica, antropológica e