Resenha Int. turismo
O Turismo é uma ciência social bastante complexa, seu estudo é muito amplo por envolver várias áreas do conhecimento humano, como por exemplo: Sociologia, geografia, história, economia, dentre outras. É justamente essa visão interdisciplinar que faz com que consigamos compreender o turismo como um todo.
Apesar dos estudos dessas ciências ajudarem na compreensão do desenvolvimento da atividade turística, não é fácil situar a época exata do seu surgimento, sabe-se que em épocas remotas, o ser humano já se deslocava de suas casas, para outras regiões por diversos motivos, como guerras, comércio, novas conquistas territoriais, porém o turismo surge como atividade econômica organizada em meados do século XIX, com maior intensidade ainda no século XX, após a Segunda Guerra Mundial, motivado por uma melhor distribuição de rendas, desenvolvimento dos transportes, maior disponibilidade de tempo livre para o lazer, investimentos financeiros na área.
Podemos destacar a contribuição de diversos povos facilitando os deslocamentos e a atividade turística, como os fenícios e os egípcios com a navegação, os romanos com a abertura de estradas e os gregos que viajavam de quatro em quatro anos, para assistirem aos jogos olímpicos ou ainda por motivos religiosos, eles passavam por períodos fora de casa e depois retornavam.
Apesar das crises econômicas de 1994 no México, de 1997 na Ásia, de 1999 na América do Sul, e 2001 nos Estados Unidos da América, o turismo se apresenta em constante crescimento e uma das mais importantes atividades econômicas mundiais, entre os cinco principais itens geradores de receita.
Muito importante destacar, o efeito multiplicador do turismo em virtude da interdependência entre vários setores. Os gastos dos turistas em bens e serviços em um determinado destino, sempre vão beneficiar os demais setores da economia desse destino turístico, gerando multiplicação de renda para a população local, geração de