Resenha - Indisciplina e Escola
Fonte : A INDISCIPLINA E A ESCOLA ATUAL – JULIO G.AQUINO
Um dos grandes problemas enfrentados hoje pelo nosso sistema educacional é o chamado “Fracasso Escolar”. Muitas das vezes esse termo assume uma dimensão tão grande que comumente o denominamos como a “crise da educação”. Não importa o nome a que iremos relacionar o problema, mas sim entendermos de forma mais ampla a sua atuação e consequência em boa parte da população, frustrando sonhos, inviabilizando ou retardando a tão sonhada
Justiça Social, onde os direitos do cidadão seriam gozados plenamente por todos.
O impacto desse “Fracasso Escolar” na vida do brasileiro é imenso, pois é inadmissível que direitos garantidos na Constituição de 1988 não possam se tornar realidade devido à falta de ações verdadeiras, revestidas de eficácia, como objetivo único e imediato de reduzirmos as distorções enormes encontradas no nosso Brasil.
A ausência de Escola ao cidadão o coloca preso em uma engrenagem de dominação social, revalidando a hierarquia de domínio das camadas mais elitizadas e castrando, de uma forma eficiente, a possibilidade de ascensão da camada menos favorecida.
Indicadores como índices de retenção e evasão escolar retratam um país que se aproxima de nações onde o grau de desenvolvimento econômico é estritamente reduzido, como várias nações africanas. Ainda existe o imperativo em que no momento em que não existe investimento sério na educação, continuaremos na eterna rotina de exportarmos minério e importar produtos
1
manufaturados e Know-how, ou seja, a dependência tecnológica completa, frente a países desenvolvidos.
O que fazer neste quadro tão desesperador? A sociedade fica cada vez mais incrédula da ação eficaz do processo educacional, sem falar nas consequências colaterais desse fato, tais como:
Desvalorização do meio educacional
Desvalorização do professor, tanto do seu trabalho, como da sua importância social para o desenvolvimento