Resenha - imagens literárias no cotidiano escolar
LITERATURA E ESTÉTICA: Imagens Literárias no Cotidiano Escolar
O texto escrito por Patrícia da Silva Pacheco (Colégio Pedro II/PUC-RJ) é um estudo apontando o papel que o texto literário exerce na sociedade, e o espaço e função que lhe são reservados na escola já nas séries iniciais. Para desenvolver a análise, ela usou os estudos de Walter Benjamin, pensador alemão, integrante da Escola de Frankfurt no século XX. Ele acreditava que a arte de narrar estava em decadência e que as transformações e a correria pela qual passamos na vida fazia com que não narrássemos os fatos do dia a dia. Que não havia mais tempo e nem interesse em diálogos, apesar disso ser um fator importante no processo educacional e no cotidiano de um indivíduo.
A linguagem é uma produção de conhecimento e permite a formação do sujeito.
Mas, ao longo dos tempos, valores tradicionais não tinham mais espaço, fazendo com que entrasse a solidão e o individualismo. Benjamin percebia essas mudanças e tentava resgatar nas pessoas a arte de narrar e o uso expressivo e estético da linguagem.
No século passado, já existia esse problema, as pessoas não tinham tempo para ler, conversar, frequentar bibliotecas devido ao ritmo frenético. Para isso mudar, é preciso usar mais textos literários, fazendo despertar nas crianças o interesse pela leitura.
Nas escolas, o assunto sobre o trabalho de fazer com que os livros sejam mais atraentes aos alunos, tornando, com isso, a aprendizagem mais dinâmica, é muito discutido entre os educadores. Mas para que isso aconteça, se faz necessário o uso de técnicas lúdicas e cênicas, respeitando a linguagem, e que a utilização de diferentes técnicas de abordagem ou diálogo com este gênero não anule sua importância. Isto inclui as provas, as fichas de leitura e exercícios gramaticais.
Todas as formas lingüísticas são importantes para o desenvolvimento do ser humano, através dela o aluno consegue visualizar uma realidade diferente do mundo em que está