resenha II
No decorrer da pesquisa e estudo, vemos que negociação é um processo de tomada de decisão em conjunto entre indivíduos que estão tentando chegar a um acordo para benefício de ambas as partes envolvidas.
Segundo JUNQUEIRA, Luiz Augusto Costacurta, a negociação pode ser definida da seguinte forma: “Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiverem oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.”
Podemos destacar que uma boa comunicação é importantíssima para o sucesso da negociação. A negociação deve ocorrer de forma clara e objetiva, com postura adequada e ética. Devemos sempre visar a satisfação de ambas as partes envolvidas, ou seja, focar para que seja uma negociação ganha-ganha.
No PLT 202, MARTINELLI, Dante Pinheiro, o autor destaca que no processo de negociação a visão sistêmica é o primeiro passo a ser considerado para uma boa negociação. Resumidamente a visão sistêmica consiste na compreensão do todo a partir de uma análise global das partes e da interação entre elas.
Em um breve resumo de comportamento, podemos afirmar que durante a negociação, precisamos nos comunicar de forma que gere entendimento e resposta, para conseguirmos convencer a outra parte, ter boa postura, saber se expressar, mostrar confiança, falar apenas o necessário, saber ouvir, conhecer o oponente e conhecer plenamente o próprio produto.