resenha ideologia viviane
Resenha Crítica Individual do livro "O que é ideologia- Marilena Chauí"
Marilena Chauí para melhor expressar o real significado da ideologia cita grandes pensadores antigos como Karl Marx e Hegel, os quais estudaram detalhadamente o capital, observando a classe operária, Apresentando a Ideologia como fruto dos ideais das classes dominantes e forma de dominação manifestada através da arte, cultura, religião, política,família, meios de comunicação, toda uma hierarquia social e então a luta de classes. Com isso puderam relatar que todo esse sistema fora criado pela classe dominante, a burguesia, que assim instaurou a ideologia, o que resulta no que somos hoje, seres meramente ideológicos.
O livro divide-se em cinco capítulos. O primeiro explica o por que do livro estudar o tema “Ideologia”. Os mostram um por um em dado momento da história a visão dos filósofos neste dado momento, em relação ao chamado ideologia. As suas páginas se iniciam com os gregos e terminam no século XX, analisando as transformações que trouxeram conseqüências para o mundo moderno. O livro, entretanto, não rodeia apenas esses extremos, mas faz referencia à época de Augusto Comte, Karl Marx e Émile Durkheim.
Depois a autora inicia uma definição do termo ideologia, mostrando que o mesmo foi utilizado pela primeira vez por volta de 1800, pelo Dr. Cabanis, juntamente com Destutt, um livro dá época, tendo com objetivo desenvolver uma nova Ciência: Gênese das idéias. Assim, o papel da teoria é desvendar os processos reais e históricos, apontando tanto os caminhos objetivos que conduzem à exploração e à dominação quanto aqueles que podem conduzir à liberdade. Quer dizer, a teoria tem uma função crítica que lhe é inerente mas, em si mesma, não assume valores externos ao processo objetivo. Possui uma visão completamente crítica sobre uma sociedade de cegos, no sentido de que não conseguem enxergar a própria manipulação que facilmente é aceita.
Marilena faz