Resenha História da Língua Portuguesa
Cleide Batista Ferreira
Professora: Helena Roriz Taveira
HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Brasília
2012
RESENHA CRÍTICA
BRAZ, Ogleari & MEDEIROS, Daniel H. de. A literatura da História na literatura. Curitiba: Nova Didática, 2001. É uma obra composta por 3 capítulos intitulados: A literatura matriz; A crônica como Elo entre literatura e história; e A abolição e a República: o que foi feito, o que foi visto e o que foi dito.
O objetivo da obra é a História através da literatura que conta o desenvolvimento do Brasil e sua cultura desde o início até a modernidade atual, através dos séculos. História e Literatura oferecem desafios entre si, e o objetivo e estimular ao leitor a conhecer a respeito de História e Literatura, como instrumentos importantes para esclarecer o passado do nosso país e do mundo e entender que a Literatura é mediadora da História. Contudo não seja história, mas descreve os acontecimentos do presente e do passado.
O texto apresenta uma reflexão acerca do pretérito por meio de pensadores/escritores. A literatura permeia toda a obra a fim de demonstrar que em toda a história ela esteve presente expressando opiniões, contextos, idéias, pensamentos, detalhes. Entretanto os autores salientam que a literatura não é histórica, e sim faz parte dela, e nos ajuda a melhor entendê-la. Sendo ela a matriz da “dispersão” de opinião sua veiculação e estudo são de suma importante, principalmente no ambiente escolar no qual o novo aprendiz deveria começar a “conhecer” o mundo a partir do estuda da literatura.
Contudo os autores conseguem com exemplos literários passar a sua mensagem, pois o leitor é levado a conhecer a realidade do eixo Rio – São Paulo na virada do século, com seus contrastes e dificuldades. O resultado do estudo e análise de várias obras, para defender que a literatura mais do que a arte