Resenha historia economica
Autor: Gesiele Rebeca lima
Nos sete capítulos que integram a obra do livro estudado refere-se sobre a história econômica moderna e contemporânea de Moacir José da Silva e Itamar Flavio de Silveira, cujo no capítulo primeiro é discutido sobre Juan de mariana e a origem da escola austríaca, pois Juan de Mariana foi um padre jesuíta muito famoso com suas obras publicadas e foi um seguidor da escola Austríaca, ele defendeu a tese do tiranícidio, onde qualquer cidadão poderá assassinar justamente o rei que se converter em tirano, impondo impostos sem a participação dos cidadãos. Mariana tinha uma concepção subjetivista, dinâmica e liberal, ele também se preocupava com o equilíbrio do estado, pois a família real teria que diminuir os gastos, para o estado poder se desenvolver. Juan e os outros escolásticos afirma que a concorrência faz o preço cair, e que o valor depende do estimulo que as pessoas têm pelas coisas. Os escolásticos e Juan de Mariana criaram os princípios e fundamentos teóricos básicos da escola austríaca.
No capítulo segundo é abordado à definição do mercantilismo onde a um conjunto de ideias e fatores da economia voltada para o comércio, cita também o mito da balança comercial onde vender mais e comprar menos dos outros países, é essencial, quanto mesmo depender de outros pais melhor será para o desenvolvimento da nação.
No terceiro capítulo é discutido a historia da revolução francesa sob a perspectiva da escola fisiocráticas, alguns fisiocratas afirmava que o comercio tinha que ser livre e não poderia ser protegido nem mesmo o agrícola, porem os fisiocratas tentava mostrar que o setor da agricultura tinha um desenvolvimento maior que as manufaturas, a insistência do estado na manufatura afastou os investimento do setor agrícola que levou a uma crise e arrastou com ela toda a economia, pois com o empobrecimento da população fez com que os impostos se tornassem mais odiosos, na qual levou a uma revolução.
Já no