resenha herança e sexo
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – CCA
CURSO: ZOOTECNIA
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
RESENHA DO TEXTO HERANÇA E SEXO
São Luís – Ma
2014
RESENHA HERANÇA E SEXO
Na introdução do texto, podemos notar que o autor faz um breve comentário sobre o tema proposto, ele fala que a função biológica fundamental realizada pelo sexo é a reprodução, e que tem papel importante em promover e segregar a recombinação dos genes.
Um grande fator em determinação do sexo são as condições ambientais, e isso pode ser observado em flores de algumas espécies de plantas que podem apresentar flores do sexo masculino e em outras condições do sexo feminino, as que são colocadas em pleno sol produzem flores femininas e as plantas sombreadas produzem flores masculinas.
Isso também acontece em vários animais, especialmente repteis e anfíbios, a determinação do sexo se da pela influencia da temperatura durante o desenvolvimento embrionário. É o que se observa nos jacarés, que em temperatura elevada nascem machos, e em baixas fêmeas. Nas temperaturas mais extremas, pode acontecer a produção de outros tipos como o hermafrodita.
Mas dentre esses fatores, o que realmente é responsável pela expressão sexual são os hormônios. O efeito da temperatura consiste em alterar a atuação fisiológica desses hormônios.
Determinação genética do sexo. Nesse tópico o autor fala sobre os cromossomos sexuais, e diz que um par de cromossomos distintos proporciona a base para a determinação do sexo. Tais cromossomos são conhecidos como cromossomos sexuais, enquanto os demais são denominados de autossomos. E existem basicamente três sistemas de determinação do sexo: XY, XO e ZW.
O sistema XY predomina entre animais vertebrados e insetos, nesse sistema as fêmeas são homogaméticas (XX) produz gameta de um tipo só, e os machos heterogaméticos (XY). Dessa forma o macho é que determina o sexo de seus descendentes.
O tipo XO, é encontrado em