Resenha Hemodialise
Os rins tem como função filtrar o sangue e remover resíduos, regula o equilíbrio dos minerais e da água do organismo; também libera hormônios importantes e regula a pressão sanguínea.
O artigo informa que atualmente muitos pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) que e a perda progressiva e irreversível da função dos rins onde ocorre a IRA e IRC. A IRA- Insuficiência Renal Aguda é a perda repentina da capacidade dos rins de retirar resíduos e concentrar urina sem perder eletrólitos, já a ERC- Insuficiência Renal Crônica é a perda lenta do funcionamento dos rins, podem ser causadas por varias doenças como Hipertensão arterial, diabetes e as glomerulonefrites; hoje os critérios usados para descobrir esse tipo de doença está bem avançado, quanto mais precoce se descobrir e passar por um nefrologista e pelas etapas sugeridas possibilita uma educação de Pré- Dialise e a prevenção sendo feita retarda ou pode ate interromper progressão dos estágios mais avançados de uma DRC, assim podendo diminuir a mortalidade causadas pela mesma. Hoje em dia temos altas taxas de morbidade por conta dessas doenças em estagio avançado o transplante de rins seria o mais certo para manter a vida de um paciente.
Um trabalho feito por Draczevski e Teixeira em 2001 com o objetivo de reconhecer um perfil de marcadores bioquímicos e hematológicos de alguns pacientes renais crônicos sendo submetidos a hemodiálise em uma clinica no interior de Santa Catarina. Foi usado como parâmetro laboratorial duas colheitas uma de pré- dialise e pós- dialise e para parâmetros uma as seguintes substancias hematológicos foram coletados dados do hemograma fornecido pela clínica renal, onde foi realizada somente uma colheita pré-hemodiálise feita de forma simples. Foram usados os seguintes parâmetros hematológicos: a creatinina: um exame de sangue que mede os níveis da creatinina, substância que resulta do